Plante água: aprenda uma das técnicas mais simples da permacultura

Curva de nível é uma coisa básica que se aprende quando se pensa com a natureza. Nossos ancestrais já sabiam e por isso cultivavam com inteligência e eficiência em sistemas de “terrazos” e canais de infiltração. Vendo o estado de nossos rios assoreados, parece que os homens não sabem mais o que é isso.

Design lúdico de água. Ilustração de Peter Cezar.

Permacultura e design de águas

A permacultura oferece muitos caminhos para se pensar a integração entre os sistemas de captação de água e a produção de vida, energia e alimento em seu entorno.

É o caso dos swales (canais de infiltração), do princípio de favorecer localmente a infiltração de água no solo para que o precioso líquido possa permanecer ao máximo possível conosco, evitando que seja desperdiçado, que vá diretamente para os rios e mares e que carregue consigo sedimentos e adubos, responsáveis por assorear nossos cursos de água.

Quer aprender a fazer um swale (canal de infiltração)? Veja o video no final desse post.

Planejamento lago 1. Por Marina Utsch
Mapa mental lago 1. Por Marina Utsch

Escorrimento superficial e aquicultura

A base para criar os canais de infiltração é observar aonde a chuva cai e chega a formar enxurrada, escorrendo por cima do solo, sem infiltrar. É essa enxurrada que pode ser captada por diversas técnicas, micro-bacias e concavidades que vão ajuda-la a parar um pouco e a se infiltrar, ao invés de escorrer e levar consigo terra para os rios.

Após os primeiros canais de infiltração, é possível então continuar no processo de design pensando em algo muito interessante e que tem ganhado força ultimamente que é a aquaponia e aquicultura.

Brejos e sistemas úmidos produzem mais proteína e biomassa que qualquer outro. Seria muito bom se o Brasil trocasse os pastos extensivos de criar bois por lagos e brejos, com rãs, peixes, taboas, papiros, inhames, carás, agriões. Água e alimento não nos faltaria.

Obedecendo ao princípio da multifuncionalidade na permacultura (princípio de eficiência energética em que um elemento tem no mínimo duas funções), o desenho de sistemas naturais com lagos e barragens, em nível, pode ser útil para:

– a produção de peixes;
– a transformação de áreas secas em úmidas e vivas;
– produção de adubo e biomassa de algas, que podem ser importantes fontes de proteína para criação de animais e fertilização dos solos.

Ferramenta de nível

No vídeo a seguir o permacultor e marceneiro de caçamba, parceiro do Guia de Permacultura, Peter Cezar dá as dicas iniciais de como começar o seu processo de plantio de água COM O USO DE UMA FERRAMENTA ANCESTRAL, PERMACULTURAL.

Convidamos também para uma aula online com o pesquisador da Embrapa Meio Norte, Luiz Carlos Guilherme, sobre aquaponia e autossuficiência alimentar. Acesse nosso canal do youtube e assista!

div_face_sisteminha4

Sobre

Marina Utsch e Peter Cezar apresentam no Guia de Permacultura os princípios para criar sistemas eficientes e autossuficientes em energia.
Por meio da observação da Natureza é possível reverter o atual estado de degradação em que a EROI (Energia retornada em comparação com a energia investida) na extração dos minerais e combustíveis não renováveis vem baixando de 100:1 para 3:1. Estamos próximos da exaustão?
Na dúvida, o Guia de Permacultura te ajuda a se preparar para os cenários futuros.
Últimos posts
Siga nas redes